Ser mãe é um chamado de Deus para a nossa vida. Como terapeuta familiar, atendo dezenas de mães todos os meses e todas se questionam: O que é preciso para ser uma boa mãe? Talvez a pergunta que devêssemos nos fazer seja: O que devemos fazer para educar os nossos filhos nos caminhos do Senhor?

Se alcançarmos êxito nessa tarefa, de direcionarmos os nossos filhos nos caminhos do Senhor, podemos nos sentir vitoriosas. Pois saberemos que independente das circunstâncias, o Senhor os direcionará.

Gosto muito de um livro da Elizabeth George: Mães Segundo o coração de Deus. Ela traz 10 dicas para nos alinharmos com o Senhor e desempenharmos a nossa missão com êxito.

1- Separe tempo para nutrir seu coração. Tudo começa em seu próprio coração. Você mãe, precisa ter tempo com Deus. Precisa alimentar a sua alma e o seu espírito com o alimento do Reino. A presença do Senhor em sua vida, lhe fortalecerá, quando a tarefa lhe parecer difícil ou quando os desafios da maternidade baterem em sua porta.

2- Ensine a Palavra de Deus aos seus filhos. É preciso ensinar a Palavra de Deus aos nossos filhos. Ensiná-los a decorar versículos, conhecer as histórias bíblicas e explicar as passagens bíblicas, para que memorizem e criem intimidade com o Senhor.

3- Fale a respeito de Deus com seus filhos. Muitas vezes nos esquecemos o quanto é importante conversar com nossos filhos sobre a santidade de Deus e Seus atributos. Nossos filhos precisam conhecer o Senhor e somos nós que apresentamos Deus a eles. Mediante o nosso exemplo e também as nossas palavras.

4-Conte a respeito de Jesus a seus filhos. Também é importante ensinar aos nosso filhos sobre o Senhor Jesus. Quem é Jesus, por que Ele veio e que o caminho para o Pai, é através Dele. Nossos filhos precisam saber quem é Jesus e que apenas Ele, salva.

5- Instrua seus filhos nos caminhos de Deus. A Palavra de Deus é apta para ensinar e corrigir. Quando precisamos instruir os nossos filhos ou discipliná-los, a Bíblia é o melhor lugar para se procurar a sabedora necessária tanto para a instrução, quanto para a correção. Por isso querida mãe, você precisa ter intimidade com a sua Bíblia. Precisa ser amiga de Deus. Pois o Senhor te capacitará através de Sua Palavra a educar e encaminhar os seus filhos nos caminhos Dele.

6- Cuide de seus filhos. Parece desnecessário falar para uma mãe cuidar de seus filhos, mas a verdade é que muitas mães se distraem nessa tarefa. Muitas vezes dá-se muita ênfase nas coisas do cotidiano, como a comida pronta ou os materiais escolares, roupas limpas, e essas coisas que todas nós nos esforçamos para providenciar. Mas nos esquecemos que precisamos olhar para cada filho com um olhar especial de atenção. Sondando seus corações, conversando, dialogando, conhecendo-os. O que se passa em suas mentes e em seus corações. Qual é o temperamento de cada filho? Suas necessidades emocionais e espirituais estão sendo atendidas? Precisamos perguntar aos nossos filhos se eles necessitam de algo que talvez não estejamos percebendo. Estar atentas às suas amizades, ao que se passa em seu mundo interior.

7- Leve seus filhos à igreja. Leve seus filhos a uma boa Igreja, onde a Palavra de Deus é verdadeiramente ensinada. Veja se aqueles que a frequentam têm testemunho público coerente com a Palavra de Deus. Lembre-se que você é responsável pela educação cristã de seus filhos. Caso perceba que a mensagem não é bíblica, procure outra igreja, mas não deixe que seus filhos se afastem dos caminhos de Deus.

8- Ensine seus filhos a orar. Mais do que ensiná-los a orar, ore com eles. seus filhos precisam aprender a orar, e não apenas para pedir, mas para agradecer a Deus e ter comunhão com o Senhor.

9- Procure fazer o seu melhor. Sei que você provavelmente já se esforça bastante, mas não desanime querida mãe. Haverá dias que serão mais difíceis, e dias em que parecerá que as tarefas maternas não chegam ao fim. No entanto, elas chegam. E quando você menos espera, seus filhos estão enormes e independentes. Valorize esse tempo que eles ainda estão em casa. Valorize esse tempo para conhecê-los, ficar em sua presença, usufruir de sua companhia, preparar refeições à mesa e ver bons filmes. Passear, orar, conversar, enfim, usufrua querida mãe. Usufrua esse tempo abençoado com seus preciosos filhos.

10- Fale com Deus a respeito de seus filhos. Todas nós mães, precisamos conversar com O Senhor a respeito de nossos filhos. Buscar orientação divina sobre como educá-los, instruí-los, corrigi-los. Apenas o Senhor pode nos preparar para todas as fases que nossos filhos atravessarão e todos os desafios que enfrentarão. Uma mãe que ora pelos seus filhos e os apresenta ao Senhor regularmente, é uma mãe que abençoa seus filhos e os encaminha com segurança para o futuro, pois é guiada pelo Senhor.

Escrevi este artigo com base nos tópicos que Elizabeth George abordou, e fiz as minhas considerações dentro de cada tema. Espero que sua vida seja edificada através desta leitura. Que Deus te abençoe e abençoe o seu chamado, que você consiga cumprir com excelência a missão que o Senhor lhe confiou. Deus te abençoe amada mãe, em Nome de Jesus Cristo. Grande abraço, de sua irmã em Cristo,

Rosileni Mansano.


Comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *