Adolescentes Precisam de Limites

Published by Rosileni Mansano on

Ontem publiquei um vídeo na plataforma do Youtube, falando sobre esse tema: Limites para os adolescentes. Alguém comentou que crianças pequenas também precisam de limites. Óbvio que precisam. Mas o vídeo trata dos limites na vida de crianças que estão em outra fase… Sabe por que é necessário lembrar os pais de que seus filhos adolescentes precisam de normas em casa? Porque os pais se esquecem que eles cresceram, mas só por fora. Por dentro ainda são bastante imaturos e precisam ser orientados e direcionados para que não se percam.

Não podemos deixar de olhar para os nossos filhos numa fase tão difícil, tão cheia de altos e baixos, como é a fase da adolescência. Precisamos nos posicionar. Precisamos definir regras que coloquem as coisas em ordem de prioridade dentro de casa. Como É o Devocional em família? Como são os momentos que a família passa na presença de Deus? Os filhos tiram dúvidas? Fazem perguntas? Quais são as regras com relação ao uso da internet, computador ou celular no quarto… Até que horas, quais programas podem ver? Quais são as normas da sua casa com relação as refeições?

Consegue perceber o quanto é importante que existam limites definidos? Os limites protegem e trazem segurança para esse adolescente que está prestes a entrar no mundo dos adultos e se percebe pouco preparado para isso. Em tenra idade, as pressões são imensas e intensas e a bagagem interna para lidar com tudo, ainda é pequena. Se os pais não estiverem atentos aos filhos nessa idade, podem facilmente deixar passar questões fundamentais.

Convido cada pai e mãe que estiver lendo este texto, que se aproxime dos filhos, e converse. Dialogue… Normalmente colocamos limites e cuidamos os filhos enquanto são pequenos. Mas quando crescem, temos a impressão de que não precisam mais de cuidado. Mas é justamente o contrário. Precisam de orientação pra vida, e mais do que nunca, que os pais estejam do lado, apoiando e transmitindo amor, segurança e direção.

Deus te abençoe.


Comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *